Aspectos práticos da prova de sentença

Aspectos práticos da prova de sentença

Na prova de sentença temos 4 horas para fazer uma sentença manuscrita.

A forma de organizar a sua sentença e a administração do tempo de prova são essenciais para que você consiga realizar uma boa prova. Na verdade, administração do tempo de prova eu acredito que representa 30% do caminho para sua aprovação.

Para fazer uma boa administração, foque no seguinte:

1) 30 a 45 minutos para ler a prova, já fazendo anotações (anotando pedidos, principais teses da contestação e provas produzidas);

2) 10 a 15 minutos para elaboração do relatório, se este for exigido;

3) 15 a 25 minutos para elaborar o dispositivo.

Nos seus simulados, tente realizar essas partes da sua prova de sentença nesses tempos. Isso te dará um tempo enorme para fazer sua fundamentação, que deve ser a maior parte e o maior esforço na prova.

Na prática, a maioria das provas dispensa a realização do relatório. Isso te dará pouco tempo a mais para a sua fundamentação.

Nos tópicos de mérito da sua fundamentação, tente sempre seguir a mesma estrutura:

a) título;

b) minirrelatório;

c) fundamentos jurídicos (lei e/ou jurisprudência);

d) distribuição do ônus da prova;

e) análise da prova;

f) conclusão do pedido;

g) detalhamento das obrigações decorrentes do acolhimento do pedido.

Lógico, nem todos os pedidos exigirão que todos esses elementos da sua estrutura da fundamentação sejam feitos com muito esforço. Para isso, é necessário identificar os tópicos da sentença em que o litígio é mais aprofundado, exigindo maior esforço do candidato, e aqueles que são de menor complexidade, que podem até mesmo dispensar alguns elementos da sua fundamentação, como o minirrelatório ou a distribuição do ônus da prova.

Deixe uma resposta